Advocacia por teimosia

A jornada empreendedora é um caminho de muitas escolhas e de autoconhecimento.

Para criar algo e buscar soluções inovadoras, é necessário antes de mais nada, conhecer a si mesmo minimamente. Entretanto, a jornada do autoconhecimento é algo contínuo, por vezes confusa, por vezes árdua.

Partilho aqui de minha própria experiência. Sou filho de comerciantes (hoje aposentados) e irmão de um promotor de justiça. De modo direto, reconheço que iniciei o curso de Direito, um pouco pela minha facilidade em escrever e comunicar-me, pela minha paixão pelo debate e por meu incessante interesse em filosofia, historia, literatura e língua portuguesa. Mas sem sombra de dúvida, o fator determinante para a escolha do curso foi a grande influência exercida sobre mim pelo meu irmão.

O sonho de meu irmão era tornar-se promotor de justiça e com muita determinação, foi isso o que ele conseguiu; era o seu maior sonho. Acompanhando diariamente toda a luta que a preparação para o concurso de promotor de justiça estadual exige, foi impossível não admirar aquela jornada e igualmente almejá-la.

Dito isso, passaram-se os anos. veio o bacharelado em Direito e começaram as peregrinações em concursos públicos pelo país. Porém, quanto mais o tempo passava, menos certeza sobre mim recaía; o que eu realmente queria? eu não sabia. Neste mesmo tempo, apareciam oportunidades na advocacia e e eu permanecia dividido entre os estudos concurseiros e muitas incursões advocatícias. Com o tempo, percebi que a jornada do concurso público não era o meu sonho, mas sim, o sonho de meus pais e de meu irmão que desejavam o melhor que eles conheciam para mim.

Coube a mim definir qual era o meu sonho e qual seria o meu caminho, até o dia em que, em ocasião levemente solene, eu disse: estou abandonando os concursos e abraçando com todas as minhas forças a advocacia.

Desde este divisor de águas muita coisa mudou e hoje estou aqui, desenvolvendo soluções inovadoras e me dedicando a melhorar meu meio profissional, divulgando conhecimentos que ajudarão muitos empreendedores (tenho certeza) a trilharem um caminho mais seguro e efetivo.

Digo-lhes, me conhecer um pouco melhor foi fundamental; e continuará sendo, pois o autoconhecimento é imprescindível para o desenvolvimento pessoal, profissional e espiritual.

Portanto, trate de conhecer-se, o máximo possível, pois as surpresas, alegrias e decepções de conhecer o que realmente somos, é etapa fundamental para saber para onde queremos ir e no que queremos empreender.

Me tornei advogado por teimosia? sim, confesso que além do sentimento de que não remava para a direção certa, impus minha teimosia para não seguir o roteiro definido por minha familia (com muito amor, diga-se).

Havia um confortável roteiro para mim: todo o apoio para buscar a aprovação no concurso público, independentemente de custos ou da necessidade de auto sustentar-me; bastava estudar e dar o meu melhor, enquanto ganhava dinheiro, carro e roupa lavada.

Decidi colocar de lado esse plano para buscar algo meu, que me inspirasse e fizesse meus olhos brilharem. Motivado por teimosia, também, mas sobretudo por sentir que aquele não era o meu caminho.

Portanto, como disse Sócrates, “conhece-te a ti mesmo” e após conhecer-se, siga as orientações de Nietzche e “torna-te a ti mesmo”. Mesmo que se conhecer e se afirmar seja um processo que leve a vida toda, tenha certeza de que quanto antes você iniciar, antes você se encontrará.

Para concluir, digo o seguinte: Empreenda a si mesmo! Você se surpreenderá com o que pode fazer.

Autor: Jonas Massaia dos Santos. https://www.instagram.com/jonas_massaia/?hl=pt-br